Cães TOY , microtoy

Cães TOY , microtoy

Petescadas com múltiplos degraus (7), ideal para cães pequenos (toys, microtoys, etc.) Leia mais

Rampas, Rampas especiais

Rampas, Rampas especiais

Rampa, Petrampa em L Projeto desenvolvido de uma rampa PETrampa com medidas e condições especiais. Leia mais

Quarto de casal

Quarto de casal

Como obter a melhor opção para manter seu filhote no quarto do casal com conforto e sem destruir a harmonia do ambiente. Leia mais

Cadeirinha para megaesofago

Cadeirinha para megaesofago

Petescadas desenvolveu uma peça extremamente leve, confortável para a permanência do cão por períodos longos. Leia mais

Cama box casal, medidas

Cama box casal, medidas

Uma solução inovadora surge para atender necessidades de locais com limitações de espaço. Leia mais

Adestramento ou socialização


Educação do seu cãozinho
Dicas úteis na chegada do seu cãozinho


No passado chamava-se adestramento, depois treinamento e hoje se fala em socialização, o conceito de erro e do mal comportamento, hoje é mais visto como culpa do dono e do ambiente do que do próprio animal.



A socialização tem que ocorrer dentro de um período conhecido e antes de antes de que atinjam a maturidade sexual.   Quanto Augusto Comte inventou o termo “Sociologia” e o conceito a ela atribuído sem nunca ter intencionado que o termo definiria, também a forma de conduta entre indivíduos não humanos e aos seus grupos aos quais pertencem. 

Dicas para facilitar a socialização.
1-   em respeito as necessidades do cãozinho estabeleça rotinas de passeio e alimentação.
- Ajuste o adequado a sua idade 2-3 vezes ao dia seria ótimo, logicamente que dependerá muito da disponibilidade do dono e mantenha água sempre disponível.
   Passeos 2 ou 3 vezes ao dia , ajudam com exercícios físicos e estimulam mentalmente.
- Contato social - permita que seu cãozinho interaja com outros cães e pessoas de diferentes idades para ajudar em sua socialização.
- Jogos: é uma importante etapa, através dos jogo podem aprender muitas condutas naturais, é imprescindível que nosso cãozinho jogue com outros cães e até conosco para que se obtenha um cão equilibrado.

2- Rotinas: ajudam a reduzir o stress do cachorro porque colocamos uma estabilidade no ambiente onde vive. fornecer comida e realizar passeios em cada dia nas mesmas horas.

3- conheça as linguagem básica (as 4 posturas básicas)


Aproximação não amigável                                      Aproximação amigável
cãozinho                  cãozinho


Apaziguamento/fazer amigo                                     Convite ao jogo/brincadeira


cãozinho                   cãozinho

4- Premiar quando realize coisas bem feitas: premie imediatamente logo após tenha feito algo que seja desejado.

5- Não recompensar as coisas que não gostamos que faça naquela hora (pulos, latidos…): Ignoraremos sempre todas aquelas ações que não gostamos para que deixe de faze-la.

6- Promover o comportamiento tranquilo do cão: favorecer una atitude calma através de caricias ou premios que não os exitem demasiadamente. nestes casos não devemos recompensar com jogos porque ativaria demasiadamente o animal e nos queremos que se mantenha calmo.

7- Evitar o castigo: se ignoramos as condutas indesejadas elas acabam desaparecendo.(tenha calma e aparente tranquilidade)

8- Ensinar ao cão para fazer suas necessidades onde seja adequado (locais corretos): premiaremos o cão quando faça suas necessidades no local que queremos e o ignoramos quando o faça fora do local adequado.

9- Ensinarlhe a ficar sozinho: para prevenir e evitar o surgimento de problemas de ansiedade da separação (doenças e disturbios causados por medo em ficar sozinho).

10- Acostume-o a ceder (entregar) seu prato de comida, jugos e outros objetos:

- Não deixar objetos que não quero que pegue a seu alcançe
- Trocar objetos por um jogo ou um prêmio
- Trabalhar uma ordem de comando “deixa” com premios

*Tirar um objeto sem dar-lhe nada em troca tende a deixa-lo possessivo, pratique a troca.

11- Acostumeo a manipulação: (desde muito pequeno), cabelo, limpeza de dentes, limpeza de ouvidos, corte de unhas, que deixe abrir a boca... cuidados com os dentes desde cedo ajudam muito na idade sênior.

12- Seja consistente nos temas e nas normas de convivência

13- Ante qualquer duvida solicite ajuda (assessoramento profissional)

Qualquer uma das mais de 400 raças de cães tem, no máximo, 0,2% de diferença genética com um lobo. Ou seja, o Poodle ou o Pequinês são, na realidade, um lobo! Logicamente, um lobo que foi incrivelmente alterado em aparência e comportamento através de gerações e gerações de seleção artificial. 

Quando se diz que um cão apresenta neotenia, isso significa que, quando comparamos um cachorro adulto com um lobo, as proporções corporais do cachorro estão mais para o filhote de lobo do que para o lobo adulto. Seu esqueleto está, em certo sentido, “acriançado”.

Naturalmente, o aspecto final do tórax será dado pela musculatura que recobre e que deverá ser bem desenvolvida e de acordo com a estrutura óssea que a sustenta.

Embora o movimento dos cães dependa mais dos posteriores – Propulsão – em certas circunstâncias o papel principal pode ser dos anteriores – Tração. Isso pode acontecer por características especiais de terreno – ladeiras íngremes, solo lamacento ou arrastando pesos. Também em certas raças, nas quais a frente é muito desenvolvida em detrimento dos posteriores, como é o caso do Bulldog Inglês, os anteriores assumem preponderância na movimentação.

Na condição de pular para subir a propulsão é mais acentuada, na condição de um pulo para baixo o primeiro e maior impacto é dos anteriores. 

cama box casal


Do ponto de vista dinâmico, a coluna vertebral funciona como eixo de condução de impulsos dados pelos membros posteriores para o conjunto dos anteriores, deste modo quanto melhor a sua conformação mais facilmente é levada a força de propulsão e tanto mais proveitoso será cada movimento. É claro que nada adianta a coluna ser correta se os anteriores forem, por exemplo mal angulados ou deslocados pois, neste caso não poderão dar a resposta desejada ao impulso a ser transmitido. Cães com problemas de coluna devem usar rampas para facilitar exigindo menor propulsão dos posteriores e transmissão para a coluna.

                              coluna dos cães

Em geral a linha superior é retilínea, e com freqüência mostra-se descendente desde a cernelha até a garupa. As vezes essa linha descendente é bem acentuada, como acontece em alguns cães de caça e um bom exemplo é o Cocker Spaniel Americano, essa descida acentuada (sporting back) deve-se a posteriores acentuadamente angulados e permitem ao animal iniciar o movimento com grande impulso. Durante a movimentação, entretanto, ela deve manter-se na horizontal. Excepcionalmente a linha superior deve ser ascendente da cernelha para a garupa como o fila brasileiro.

Como defeito, a linha superior pode mostrar-se curva, convexa ou côncava. No caso de convexidade da linha superior, chamado de dorso carpado ou de camelo. A linha superior côncava leva ao que se chama de dorso selado. Em ambos os casos a transmissão da força propulsora é prejudicada perdendo força até alcançar os anteriores, nestes casos, o animal anda de lado (caranguejar). Como indicativo, o animal anda mais depressa atrás do que na frente. Isso também acontece em cães anormalmente longos. Devemos lembrar que esse alongamento se faz quase sempre na região lombar (flanco longo). Isso acontece como já vimos, as vértebras lombares não possuem apoio (os torácicos tem as costelas como suporte e, as sacras que se seguem são apoiadas pela bacia).

Cães com dorso com curvas em qualquer sentido requerem maior atenção e devem ser menos expostos a ações de saltos e pulos, e a melhor maneira é evitar os saltos usar petescadas desde cedo é a chave para uma boa saúde na idade adulta e sênior. Cães com patas curtas tem maior dificuldade de formação do impulso e quanto mais comprida a coluna em proporção mais dificuldade de transmissão de impulso.

cama box casal

A formação de conhecimento sobre pulos e saltos que ocorrem diariamente em residencias que tem cães nas diversas raças, suas angulações, formação musculoesquelética e as consequências destes atos vem em um crescente e cada dia novas informações são agregadas e esta evolução que são transferidas a nossos produtos. 

cãozinho fotos

Cuidados desde cedo é a chave para a uma idade sênior com saúde e qualidade de vida

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...