Cães TOY , microtoy

Cães TOY , microtoy

Petescadas com múltiplos degraus (7), ideal para cães pequenos (toys, microtoys, etc.) Leia mais

Rampas, Rampas especiais

Rampas, Rampas especiais

Rampa, Petrampa em L Projeto desenvolvido de uma rampa PETrampa com medidas e condições especiais. Leia mais

Quarto de casal

Quarto de casal

Como obter a melhor opção para manter seu filhote no quarto do casal com conforto e sem destruir a harmonia do ambiente. Leia mais

Cadeirinha para megaesofago

Cadeirinha para megaesofago

Petescadas desenvolveu uma peça extremamente leve, confortável para a permanência do cão por períodos longos. Leia mais

Cama box casal, medidas

Cama box casal, medidas

Uma solução inovadora surge para atender necessidades de locais com limitações de espaço. Leia mais

psicologia canina






Como é um cão e a sua psicologia

                                       talvez ele ajude



A atualidade e nossa forma de vida vem criando uma nova forma de entendermos e nos socializarmos com nossos cães. Nossos aumiguinhos vieram de uma linhagem de lobos que ao longo do tempo foram aprimorados naturalmente por uma certa seleção natural e em muitas vezes com a contribuição humana buscando características especificas que interessavam.



Nos primórdios o homem oferecia comida aos lobos, e o animal retribuía dando proteção contra predadores. Os mais dóceis foram ‘adotados’ pelos humanos que, por meio de seleção artificial, passaram a criar filhotes cada vez mais domesticáveis, até o ponto de se comportarem como os cachorros de hoje. 

Neste passado nem tanto distante o que se desejava era, cães que incorporavam características que ajudam na subsistência ou como ajuda na labuta no campo, na caça a animais para alimento, caça a roedores nas residencias, guarda de animais, etc com uma psicologia canina colaborativa. 

Já em um segundo momento e com o aumento das cidades uma nova necessidade surgia os cães de guarda, que tinham a função de cuidar das residencias e preservarem o patrimônio. 
Neste período surgia o cão de guarda, que tinha uma função de afugentar não residentes.

                                                cães de guarda

Nos dias atuais a grande maioria dos cães se sobrepõe com uma nova característica a de atender nossas novas necessidades de atenção e uma nova psicologia canina surge. Mesmo de uma forma oculta os cães que procuramos hoje são para nossa companhia, mesmo que não se tenha isto em mente sempre nos vemos com eles em companhia. Apesar de cada vez mais termos menos tempo para esta atividade.. 


Isto representa que os cães que não são classificados como companhia irão desaparecer? Obviamente não, o que vai acontecer é que nos vamos valorizar pontos diferentes do que pedimos a eles por seculos que fossem suas qualidades. Como por exemplo capacidade de matar um rato, hoje pode nos parecer um absurdo imensamente insano, incoerente com a psicologia canina.  

Talvez ter uma visão mais holística e humanizada nos darão a alternativa correta de socializar um cão com as características necessárias ao mundo moderno sem dramatizar e forçar a natureza do animal e suas características, muitas delas impostas por características físicas e hereditarias da sua descendência. 

Andar em um shopping com seu cãozinho, coisa impensável a não muito tempo hoje já é uma realidade, na Europa já temos restaurantes que permitem a presença de cães, com uma mudança radical na psicologia canina.. 

Uma forma fácil de visualizar a cronologia historica é atravez de filmes, no passado os filmes retratavam os cães como companheiros e protetores (rin tin tin, lessie, patrulheiro rodoviário, etc.) Hoje os filmes buscam uma integração maior, um encontro do amor sentido algo que talvez eu não tenha a competência nem a pretensão de poder entender totalmente e muito menos descreve-la.  

                                      sempre a seu lado 
                                                            sempre a seu lado

                                           Marley e eu
                         
          


       
                                                               Marley e eu





Principais perfis de cães

Cães de caça e tiro - desentocavam animais
Cocker Spaniel - Pointer - Springer Spaniel - Golden retriever - Retriever do Labrador -Weimaraner - Kleiner Munsterlander - Setter -podengo Ibiceno - Cocker Spaniel - Spaniel Bretão 




Cães de caça e presa - apontavam a localização da presa
Afghan Hound - Deerhound - Saluki - Basset - Greyhound - Whippet - Beagle
Dogo Argentino - Borzoi - Rodhesian Ridgeback - Dachsund - Russian Wolf Greyhound 






Cães de trabalho - lida no campo, pastoreio
Akita - Husky Siberiano - Pastor de Shetland - Bearded Collies - Komondor - Pastor Maremmano - Bernese Mountain Dog - Kuvasz - Pincher - Boxer - Mastiff - Puli - Briard - Mastim Napolitano - Samoeida - Cão dos Pirineus - Mastim do Tibet - São Bernardo - Collie - Old English Sheepdog - Schnauzer - Dobermann - Pastor Alemão - Shar Pei - Dogue Alemão - Pastor Belga - Terra Nova - Fila Brasileiro - Pastor de Beauce - Hovawart - Pastor de Picardia

                                         

Terriers - que quer dizer da terra, caçador de roedores
Airedale Terrier - Irish Terrier - Scottish Terrier - Bedlington Terrier - Lulu de Pomerânia 
Skye Terrier - Bull Terrier - Norfolk Terrier - Welsh Terrier - Cairn Terrier - Poodle 
West Highland White Terrier - Fox Paulistinha - Pug - Yorkshire Terrier - Fox Terrier - Schnauzer

                                               



cães de Luxo - toys
Cavalier King Charles Spaniel - Griffon du Tibet - Pequinês - Chihuahua 
King Charles Spaniel - Shih Tzu - Chinese Crested Dog - Papillon 

                                               



Cães de companhia - acompanhar
Bichon Frisé - Keeshond - Spaniel Tibetano - Bulldog - Lhasa Apso - Tibet Terrier
Chow Chow - Maltês - Dálmata - Poodle 




Os cães de companhia são raças que não exercem mais a função para a qual foram adaptados inicialmente, mas são excelentes amigos e acompanhantes de seus donos.

Há uma grande variação de tamanho e tipo neste grupo que abrange desde o Dálmata (um cão de porte grande) até o Poodle miniatura que é um companheiro requintado.

Algumas coisas são muito certas a todos, precisam de atenção, exercício, lazer, passeios, e carinho.

O mais fácil e lógico para relação é o homem mudar sua linguagem e não o cão, um estudo simples de comportamento ou a consulta de um psicólogo animal de verdade serve de base para relação. Tapas, gritos, castigo, são comportamentos observados em primatas e não em cães, eles não compreendem estas coisas como estímulos negativos e sim agressões, o mesmo é válido para apelidos carinhosos, beijos e mimos, eles não compreendem isto como estímulo positivo (será ?)


O cão tem sido considerado auxiliar ou companheiro conforme sua raça e treinamento. 

As diferentes raças necessitam de diferentes cuidados, de forma que temos raças que necessitam mais exercícios assim como algumas raças necessitam cuidados especiais com a pelagem. 

O treinamento do cão também varia conforme a raça e a função que este vai exercer. Porém, uma educação básica é essencial para que o cão, quando adulto, não se torne um problema. Existe uma grande variedade de raças de cães. Todas elas com tamanhos e comportamentos totalmente diferentes, e dentro da raça uma grande variedade de temperamentos e personalidades.. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...