epilepsia em cães, convulsões




Cães especiais epilepsia


cães com epilepsia

Define-se convulsão como uma atividade anormal do cérebro, desencadeada por um grupo de neurônios com descargas elétricas alteradas, denominado foco.

Em geral, estão presentes sintomas como perda ou alteração de consciência e movimentos ou alterações musculares envolvendo todo o corpo ou somente parte dele.

As convulsões são classificadas de acordo com sua apresentação. As convulsões leves, podem apresentar um quadro em que o animal apenas parece ter ‘perdido a concentração’ e podem evoluir para aparentes desmaios, distúrbios de comportamento com alucinações repetidas (caçar moscas, lamber o chão, correr atrás do rabo) até aquelas de grande atividade muscular, quando o animal cai no chão e se debate violentamente. 



Este último tipo é chamado de convulsão generalizada e é a mais comum em cães e gatos, talvez até por sua fácil identificação. O número de cães afetados é, estatisticamente superior ao de gatos.

Chamamos de Epilepsia o quadro clínico é caracterizado pela repetição freqüente dos episódios de convulsão.

maltes usando escadas

Este maltes tem convulsões generalizadas ( Epilepsia), com uma forte disfunção renal.

Por não processar os alimentos corretamente perde nutrientes precisando de alimentação especial, o mesmo ocorrendo com disfunção com minerais e outros aminoácidos. 


Ele toma diversos remédios que o ajudam a controlar sua deficiência, requer frequentes exames de sangue que ajudam a regular doses necessárias em seu organismo, em uma operação constante de regular todo o seu organismo.

Mesmo com todos os cuidados ainda eventualmente tem crises de convulsões/Epilepsia, além disso ele tem sérios problemas de locomoção, nas duas patas traseiras, já tendo sofrido cirurgia em ambas mas ainda manca e tem espasmos muscular.

Tavinho como o chamamos vive com mais 5 maninos e sobe e desce de camas e sofás com grande destreza, mas não dispensa sua petescadas que hoje é um indispensável móvel para ele e seus maninhos, sendo usados por todos.

escadas para sofás

Cães que tem convulsões devemos evitar que fiquem sozinhos, pois podem necessitar de ajuda nas crises e muitas vezes descer de moveis é proibitivo, quedas ficam perigosas até por lesões graves na cabeça, assim como tem grande possibilidade de sufocamento com saliva e linguá.

rampas com guard rail também são muito uteis e podem ajudar em caso de queda

ou confusão mental


rampas para camas com guard rails



41 33727306


petescadas@gmail.com