O que é a Lesão de mandíbula
Temos observado um elevado índice de lesões de mandíbula, muitos com fratura e perda de dentes, e este é um fato novo
São lesões que ocorrem em função de quedas na descida por pulo de camas, sofás e veículos ou no uso de escadas e rampas inadequadamente.
Principais motivos
- O cão ao pular de uma cama ou sofá provoca um enorme esforço as patas da frente onde o impacto é concentrado, ao sentir forte dor o cão retira as patas da dianteira ficando o impacto para seu focinho.
- O uso de escadas moles, o cão desce em direção a escada e o material afunda, com isso o cão perde a estabilidade e cai de focinho no chão, quanto mais perto da borda mais mole e pior o risco.
- O uso de escadas com degraus estreitos, não havendo área suficiente provoca instabilidade provocando a queda.
- O caso com maior incidência é o uso de rampas metálicas auto desmontáveis, são aquele tipo que se transforma em rampa ou escada. Ao usar algumas vezes ao colocar na posição escada o suporte perde a segurança (fica frouxo) fazendo a escada fechar e o cão ser surpreendido com a queda e o impacto.
Esta escada que se fecha, é muito instável, só pode ser usada para cão abaixo de 10 kilos, observe que ela não pode ser usada em paralelo pois cai com o cão por ser muito instável.
Há, mas eu tenho e não fecha quando o cão pula. É só aguardar pois a folga vai aumentando até não ter a capacidade de manter o material no lugar, isso se já não tiver enferrujada. Quem usa e guarda (dobra) com frequência mais rapidamente vai perceber que ela vai afrouxando a estrutura até a queda.
A medida que o cão vai usando ele fica com mais habilidade com o uso e mais descuidado e ai que vai acontecer a queda, descuido somado com falha do material.
Mas a minha eu mantenho sempre montada, .....como não tem uma trava, vai recebendo o impacto da descida, e este acumulo do impacto vai aumentando a folga até a soltura e queda do cão. Quanto mais pesado o cão mais rápido vai ocorrer e sempre vai ocorrer.
como é feita de tubinhos a área de contato com o solo é muito pequena
fazendo com que escorregue, desta forma o cão ao tentar subir faz a rampa
se movimentar desestabilizando o movimento do cão com consequente queda.
A maioria das cama tem 60 de altura e muitos itens não atingem esta altura, especialmente para a posição rampa, logo não pode ser usada.
Cães que tem a cara achatada são extremamente prejudicados, pois já tem grande dificuldade de respirar e com isso e as lesões podem ser bastante graves. Alguns casos requerem recuperação óssea e cirurgias que não são baratas
Cães Condrodistróficos
Termo usado para se referir a raças de cachorros com o eixo dos ossos longos torcidos e encurtados dando o aspecto característico de serem rebaixados. Pernas curtas
As raças mais comuns que podem ser incluídos nesta definição são:
- Dachshunds (todas as variedades, são cães "salsichas"),
- Poodle,
- Shih tzu
- Pequinês,
- Beagle cocker,
- Jack russel,
- Basset hound,
- Bull dog (Inglês e Francês).
As pernas não são proporcionais ao corpo, assim o corpo é pesado demais para as pernas
Cães braquicefálicos
Cães braquicefálicos são aqueles cachorros de focinho achatado que todo mundo adora... são as raças com a cara“amassada”, você deve se tornar familiar com essa palavra.
Patas curtas e caras amaçadas são dois grandes indicadores de que seu cão necessita de cuidados e usar uma escada ou rampa adequada a sua condição, porte, peso, idade, lesões e características.
A maioria dos vendedores simplesmente não mencionam o peso do cão para uso, levando as pessoas a deduzir que podem usar, onde as pessoas não tem as informações reais. Ou esta onde ninguém lê, E para cães acima de 10 kgs ?
Somente Petescadas tem escadas e rampas para cães com peso acima de 10 kilos
Um site de venda diz
Recebemos feedbacks de clientes que compraram esse produto que mesmo em camas mais altas o cachorro consegue chegar no ultimo degrau e subir facilmente na cama sem causar esforço na coluna. (Você acha isso possível?)
Um dos fatores que mais chama a atenção é que :
normalmente a pessoa que quer comprar uma escada ou rampa
- vai na internete
- vai em um petshop
E pesquisa sobre o item escadas para cães,
Ao chegar na internet a pessoa é atraída pelo apelo de preços, não explica sobre o uso, sobre limitações de peso, durabilidade, não há opções de tamanho, logico tudo para induzir que a compra esta correta.
Não caia nessa
Ao chegar ao Petshop pergunta sobre escada e o vendedor indica o item que esta em estoque ( e ai esta o perigo), até porque não tem diversos itens a oferecer, oferece o que tem, independente do que o cão precisa, da sua idade, da sua saúde, do seu peso, da altura da cama, das suas lesões, do espaço no seu ambiente, etc, etc,
A possibilidade de dar errado é altíssima e na maioria das vezes a pessoa acredita que resolveu a segurança para seu cão. Mas infelizmente lá na frente terá a lesão e não lembrará daquela compra simplesmente ira atribuir o caso a outros fatores. Os petshops fazem um excelente trabalho de distribuição de produtos, mas produtos que ocupam muito espaço de exposição tendem a não ser adequados a este tipo de mercado.
Tanto na internet quanto na visita a loja, o importante é verificar o que é melhor para seu cão e a durabilidade, leve em conta a saúde, idade, peso, lesões, e escolha a melhor opção e não o que lhe foi imposto.
lembre-se do ciclo de vida de seu cão, bebe, adulto, sênior, senil.
Usar escadas que vão se desmanchar com o tempo é garantir que seu cão, a medida que vai ficando mais velho você esta proporcionado um maior risco
Determinados perfis de cães devem usar rampas e ao usar rampas muito curtas tendem a ter um grande esforço para ter que subir pois a rampa é curta, além de alguns cães desistirem de usar forçam os ligamentos até uma lesão.
veja não é só ter uma petescadas, tem que usar corretamente, no exemplo acima
não vai funcionar porque a altura da cama é muito diferente da altura da rampa
consulte e conheça diversos modelos um certamente é o mais adequado
41 33727306
marsexto@terra.com.br