Cães TOY , microtoy

Cães TOY , microtoy

Petescadas com múltiplos degraus (7), ideal para cães pequenos (toys, microtoys, etc.) Leia mais

Rampas, Rampas especiais

Rampas, Rampas especiais

Rampa, Petrampa em L Projeto desenvolvido de uma rampa PETrampa com medidas e condições especiais. Leia mais

Quarto de casal

Quarto de casal

Como obter a melhor opção para manter seu filhote no quarto do casal com conforto e sem destruir a harmonia do ambiente. Leia mais

Cadeirinha para megaesofago

Cadeirinha para megaesofago

Petescadas desenvolveu uma peça extremamente leve, confortável para a permanência do cão por períodos longos. Leia mais

Cama box casal, medidas

Cama box casal, medidas

Uma solução inovadora surge para atender necessidades de locais com limitações de espaço. Leia mais

daltônico, seu cão é?






Em um momento ou outro todos nós já ouvimos alguém falar que os cães não podem ver em cores. Os fatos reais por trás dessa teoria não levam a uma simples indicação de "preto e branco" como resposta. É ai vem a pergunta "Existem cães daltônicos?" e a resposta é um pouco mais complicada.


                             cão cego 

Na verdade, os cães podem ver em cores. No entanto, não é da mesma maneira que você ou eu usamos na nossa visão. Os olhos dos caninos são considerados dicromáticos, que basicamente significa que podem ver em duas cores. Os cães podem visualizar cores dentro do espectro azul e amarelo/beje. Para comparar, o olho humano é classificado como tricromático e pode ver o azul, amarelo e vermelho.


                                  visão dos cães 

Então, tecnicamente, por não visualizar em vermelho poderiam ser considerados daltônicos?  Para entender este conceito é importante dar uma olhada na anatomia que contribui para isso. O "olho" típico consiste de cones e bastonetes. Bastonetes são responsáveis ​​pela visão e a luminosidade das cores e cones permitem que o olho tenha percepção em preto e branco.

Nós seres humanos nossos olhos contêm cerca de 7 vezes mais material de cone que nossos colegas caninos. O número de células cone, contribui diretamente para a nossa forma de ver a cor. Porque os cães têm uma baixa contagem de cone em seus olhos que enxergam as cores como muito mais lavada e desbotada do que nós. Para compensar essa deficiência, os cães têm mais células bastonetes em seus olhos, do que os seres humanos. Isto lhes permite ver melhor em condições de pouca luz, o que era essencial em seus dias selvagens.

Então, o que é que os cães realmente podem ver, então? E como sua visão do mundo é diferente da nossa? Cães vêem certas cores em tons de cinza. Uma vez que eles são sintonizados primariamente nos espectros do azul e amarelo e podem ser considerado como cegos para o espectro vermelho-verde.

                                    como os cães enchergam

Isto é comparável a um ser humano que não distingue as cores. Cães veem o verde e o vermelho de forma diferente com vários tons de amarelo-marrom ou cinza. A figura acima mostra como as cores que vemos em uma base diária corresponderia ao que um cachorro vê.


A questão surge, então, que se um brinquedo de mastigar vermelho é jogado em um campo de grama verde, vai aparecer invisível para o seu cão? Nem um pouco. Para compensar o daltonismo os cães desenvolveram um senso altamente sintonizado de percepção de profundidade. Este é um resultado da sua posição do olho em relação à sua cabeça. Eles também têm uma visão com melhor movimento de rastreamento. A natureza forneceu a seu cão com um conjunto único de características que lhes permitem se dar muito bem e estão bem sintonizados com as necessidades de um cão.


Quando os cães começam suas vidas como filhotes, nascem com as pálpebras fechadas. Geralmente, leva um par de semanas de desenvolvimento antes de começar a abrir-se e contemplar o mundo com olhos azuis leitosos. Por cerca de 8 semanas, os olhos já amadureceu e mudou para uma cor mais permanente e filhotes começaram a ver os seus primeiros sinais de cor, embora sua visão ainda esteja entrando em foco por algumas semanas depois disso.

Em contraste, como os cães envelhecem, seus olhos às vezes começam a ficar embaçados. Isto é principalmente devido à "degeneração nuclear", que ocorre com a lente do olho do cão que fica mais denso com a idade e começa a mudar a maneira como o olho funciona. Isto pode soar bastante assustador, mas, na realidade, a visão do cão não é normalmente muito afetada. (visite seu veterinário)


                                 cães e a visão 

Então, são os cães daltônicos? Sim, eles com certeza são. Será que eles só vêem o mundo em apenas tons de cinza? Não, isso é apenas um mito. Os cães e os seres humanos definitivamente veem as coisas de forma diferente, literal e figurativamente. O seu amigo peludo tem a configuração perfeita da visão para as suas necessidades e rotinas diárias e de ser daltônico para os nossos padrões é de modo algum uma desvantagem real para eles. O seu veterinário pode ajudar muito nos cuidados dos olhos de seu cãozinho.

Como nossos animaizinhos veêm a Petescadas a noite e com a luz do quarto apagada. No estagio adulto eles tem uma condições muito superior de enxergar no escuro, olfato muito apurado, assim como as cores básicas da Petescadas que são (Branca e Cinza) são cores dentro do spectro visível para cães facilitando em muito a visualização delas no escuro. Manter sempre no mesmo local ajuda e muito, principalmente para cães com deficiência visual.


Cães Cegos tem seu próprio cão guia - Cães com dificuldade visual, são muito ajudados e encorajados quando em harmonia com outros cães que o ajudam como guias.


cães cegos
                       
cães cegos


Cães cegos são treinados para usar o chamados bigodes que ajudam a evitar que batam seu focinho

cães cegos


cães cegos
hastes plasticas parecem ser mais eficientes para cães com deficiência visual
                                                   cães cegos       

                                                   cães cegos





Ao se aproximar de um cão cego SEMPRE fale baixinho para que você não  o assuste quando você tocá-los. Quando as pessoas visitam sua casa, explique que seu cão é cego e dizer-lhes para falar baixinho antes de tocá-los.


Dê muito amor e lembrar o ditado,
  "Um Cão Cego vê com o coração, não com seus olhos"


Petrampa super especial com guard rail para cães com deficiência visual

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...