Cães TOY , microtoy

Cães TOY , microtoy

Petescadas com múltiplos degraus (7), ideal para cães pequenos (toys, microtoys, etc.) Leia mais

Rampas, Rampas especiais

Rampas, Rampas especiais

Rampa, Petrampa em L Projeto desenvolvido de uma rampa PETrampa com medidas e condições especiais. Leia mais

Quarto de casal

Quarto de casal

Como obter a melhor opção para manter seu filhote no quarto do casal com conforto e sem destruir a harmonia do ambiente. Leia mais

Cadeirinha para megaesofago

Cadeirinha para megaesofago

Petescadas desenvolveu uma peça extremamente leve, confortável para a permanência do cão por períodos longos. Leia mais

Cama box casal, medidas

Cama box casal, medidas

Uma solução inovadora surge para atender necessidades de locais com limitações de espaço. Leia mais

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Artrose em cães: Como prevenir usando escadas


Artrose, Usando escadas previne a incidência.

cães com artrite

A artrite é a inflamação de uma ou múltiplas articulações conjuntas no corpo. É geralmente acompanhada por dor e rigidez. Este nome da doença vem da palavra grega arthro (conjunta ) e o sufixo-ite (inflamação). Artrite não só ocorre em seres humanos, é comum em cães e outros animais também. Existem inúmeras forma de Artrite. Nos cães, as principais formas são como se segue:

A osteoartrite (OA) artrose, também chamada de doença articular degenerativa ( DAD)
Artrite imuno - mediada ( poliartrite, artrite reumatóide)
Artrite infecciosa ( bacteriana , virai ou fúngica )
Destes principais tipos de artrite, osteoartrite é de longe a mais comum. Portanto, este artigo incidirá sobre informações sobre osteoartrite (a degeneração das cartilagens).

cães com artrose

O que é osteoartrite ? :

Também conhecida como doença articular degenerativa, artrose é uma doença crônica degenerativa que afeta uma ou mais articulações do corpo. A cartilagem dentro das juntas atua como uma espécie de tampão entre os ossos. Mais suaves e mais flexíveis do que os ossos, a cartilagem absorve parte do choque durante o movimento das articulações e ajuda a fornecer a lubrificação das articulações. Como essa cartilagem se desgasta, os ossos começam a se esfregar uns contra os outros. O atrito osso no osso causa a destruição do osso, regeneração óssea anormal, e inchaço dos tecidos moles ao redor da articulação. Tudo isto conduz a dor crônica e rigidez das articulações. As articulações mais comumente afetadas são os quadris, joelhos , cotovelos, jarretes, ombros, carpi ( pulsos ) e coluna vertebral. A osteoartrite é uma doença progressiva crônica, ou seja, uma vez que começa vai continuar a agravar-se. Não há cura para a osteoartrite, mas existem muitos tratamentos disponíveis que podem retardar a progressão da doença e diminuir o desconforto que ela causa.

artrose em cães 2

Causas da Artrite :

Doença articular degenerativa é o resultado do estresse de longo prazo em uma articulação. Mais vulgarmente, a osteoartrite é vista em cães idosos, com o tempo de vida o desgaste sobre as articulações leva ao desenvolvimento da doença. Quando a osteoartrite ocorre em cães mais jovens, muitas vezes há um outro fator. Um velho trauma ou lesão pode ter causado dano inicial a uma articulação, provocando alterações artríticas. Além disso , o desenvolvimento conjunto anormal, a deformidade articular congênita ou uma condição comum herdada (como a displasia da anca ) pode começar o processo da doença. Além disso, a obesidade coloca excesso de estresse sobre as articulações, causando possível aparecimento precoce de osteoartrite. Evitar lesões desde cedo e mantendo o seu cão em um peso saudável é uma das melhores formas de prevenir a osteoartrite, retardar sua progressão e diminuir a dor que ela causa.

cães com osteoartrite

Os sintomas da artrite em cães:

Os sintomas de artrite em cães pode variar de leve a grave. O fato, muitos proprietários não percebem que os seus cães têm artrite até que se torne grave. Isso não significa que os cães não sentem dor ligeira a moderada nas primeiras fases, só que eles não mostram da maneira visível a humanos. Lembre-se que os cães tendem a esconder seu desconforto como parte de seu instinto de sobrevivência. 
A natureza de um animal é esconder a dor, animais feridos ou mais suscetíveis a ataques de predadores, são mais fáceis de serem vencidos por isso tendem a esconder.
Esta é parte da razão de exames veterinários de rotina são tão importantes, especialmente para cães com mais idade. Um veterinário pode detectar sinais sutis de artrite durante um exame que poderiam passar despercebidas em casa. A seguir estão os sintomas mais comuns da artrite em cães :

artrose em cães pequenos

  •   Claudicação / marcha anormal
  •   Rigidez , especialmente depois de acordar
  •   Relutância em subir escadas, correr ou saltar
  •   Dificuldade salto no carro ou em móveis
  •   Dificuldade em pé ou sentado
  •   Diminuição do interesse em caminhadas , jogos ou participação em outros tipos de exercício , uma vez apreciado
  •   Retirada dos membros da família
  •   Lambendo a área de uma ou mais articulações específicas
  •   Sensibilidade e dor quando as articulações são tocados ( em casos graves, animal de estimação pode gritar ou até mesmo tirar )
  •   Mudanças no comportamento e / ou atitude
  •   Dificuldade para obter inquietação confortável /
  •   Dormir mais do que o habitual
  •   Rangendo ou trituração da articulação quando movido (chamado crepitação , isso geralmente é notado no exame veterinário )

cães com artrose

Esteja ciente de que alguns dos sintomas acima podem ser sinais de outros problemas de saúde também. Se você tiver estes ou quaisquer outros sinais de doença, não deixe de contatar o seu veterinário.

Diagnóstico de artrite em cães :

Seu veterinário pode diagnosticar seu cão com artrite usando uma combinação de ferramentas de diagnóstico. Muitas vezes, o diagnóstico começa com a história que você fornece. O seu veterinário irá ouvir como você descreve os sintomas do seu cão, que funcionam como pistas para a condição do seu cão. A através do exame, então, ocorre , durante o qual o seu veterinário irá manipular as articulações e sentir rigidez, inchaço e crepitação (a ranger / sensação de moagem(arraste) sentida quando as articulações são manipuladas ). Para confirmação ou maiores detalhes, o seu veterinário pode recomendar radiografias (raios -X). Estes permitem que o seu veterinário veja realmente as articulações afetadas, identificar alterações nos ossos e determine a gravidade da artrite.
Uma vez que o diagnóstico tenha sido feito, o veterinário irá falar com você sobre as opções de tratamento. Há também algumas mudanças de estilo de vida e do meio ambiente que você pode fazer para ajudar seu cão. Embora não haja cura para a osteoartrite, há felizmente muitas maneiras de tratar e controlar a doença e seus sintomas.

Exercício e uma dieta saudável também pode prevenir a obesidade, mas exercícios inadequados ou em excesso e em animais já com deformação congênita aumenta o estresse nas articulações. Exercícios e movimentos repetidos provocam a lesão por stress.


O que tem que ser feito
1- evitar novas lesões e agravamento de existentes - Pulos e saltos são proibidos
2- Controle de peso se há sobre peso.
3- Evitar situações extremas (calor, frio, etc)
4- Evitar pisos escorregadios, molhados, encerados, tapetes que escorregam
5- Favorecer a sua circulação, de ir e vir, locais mais livres, cama acessível e confortável.  
6- Evitar que tenha outras doenças (exemplo respiratórias)
7- Caminhadas e passeios melhor limitar as atividades 
3- O veterinário dará meios de diminuir a dor e melhorar o conforto 

cães com artrose 1

Um número maior de animais estão vivendo muito mais anos, isso devido a melhor alimentação, melhoras na medicina, vacinas e melhor acesso a medicamentos, etc. Isso faz com que os cães e gatos vivam mais anos e as doenças chamadas da idade sejam mais evidentes, assim como os reflexos de lesões e traumas da idade jovem e adulta sejam mais significativos por aparecerem mais fortemente na idade sênior. 


Pulos e saltos são proibidos, para que isso ocorra é necessário o uso de escadas e rampas e desde cedo é necessária um adaptação, treinamento, incentivo e premiação. Em filhote que devemos inciar a adaptação.

O quanto é comum artrite em cães ?
Estima-se que a artrite afeta 1 em cada 5 cães com idade superior a um ano.  Depois das doenças respiratórias a ortopedia é a segunda mais incidente.

Inchaço 
artrite em cães

Raças grandes são muito mais suscetíveis ao desenvolvimento de osteoartrite. Isto pode ser decorrente de seu elevado peso corporal que provoca trauma e perturbação da articulação que desencadeia a Osteoartrite
Um detalhe a ser levado em conta, que raças grandes tem grande influência do peso na formação de lesões e desenvolvimento de artrite, um grande fator para o cães pequenos é a altura. A mesma altura do pulo de uma cama para uma raça grande será muito influenciado pelo peso e para raças pequenas será muito mais influenciada pela altura. Um cão tem 60% do peso nas patas dianteiras, mas em um pulo de uma cama terá 100% na pata dianteira que tocar o solo primeiro. Um grande risco esta que nem sempre este pulo esta em linha reta mas sim em uma inclinação o que fatalmente lesionará a pata seja por machucadura ou repetição por stress.

Como o gráfico indica, 45% dos cães com osteoartrite são raças de grande porte, 28% são de raças médias e 27% são de raças pequenas. Isso demonstra que a osteoartrite ainda é comum em raças de médio e pequeno porte. Cães Labrador retriever e golden retriever, são altamente propensos a lesões nas articulações assim como rottwailers,pastor alemão e raças grandes mistas.

cães com artrose
Excesso de peso

Dieta e peso desempenham um papel chave no desenvolvimento de osteoartrite em cães. Cães com Superalimentação provocam um aumento no peso corporal que pode sobrecarregar o esqueleto e contribuir para o desenvolvimento de lesões articulares e osteoartrite.
 
obesidade em cães

                                   treinamento de baixo impacto canino para diminuição de peso

   
PETescadas tem Escadas e rampas para cães de qualquer porte desde micro a gigantes, não usa espumas frágeis tipo esponja que perdem sua capacidade rapidamente além de ser flácida nas bordas (que ocasionam torções e quedas) Espumas que são divididas em peso (exemplo até 20 Kilos) não tem capacidade de resistir a um pulo sem deformação. Petescadas não usa tecidos que são permeáveis absorvendo bactérias e fungos causando cheiro e formando colonias, nosso revestimento é totalmente impermeável. Degraus da petescadas são bastante profundos mínimo de 24 centímetros o que garante grande conforto e estabilidade, degraus curtos tendem a queda do animalzinho. Mesmo itens grandes da Petescadas são muito leves e fáceis de movimentar, além de muito fáceis de limpar, usar apenas um pano úmido.

                   petescadas@gmail.com
                         41 32735788

.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...